O buraco

Tenho problemas em aceitar conselhos, a sensação que tenho é que o conselhos das pessoas não me servem, são muito genéricos e superficiais, dizem o óbvio - o que para mim não serve - chega até me machucar como se a pessoa duvidasse da minha capacidade intelectual de pensar em soluções, eu já até escrevi sobre isto. Na verdade é que eu enxergo o problema, enxergo as consequências, sei o resultados, tenho consciência de tudo (o que dói, dói muito!!!), sei até o que deveria fazer e não fazer. Sei aconselhar os outros que estão na mesma situação que eu, só não sei porque EU não consigo colocar em prática, o que falta em mim e é isto que eu esperaria que as outras pessoas me orientassem só que elas dizem todo o resto, MENOS, menos a parte que eu não sei (o que é extremamente irritante!!!). Aí quando eu chego no cerne da questão e demonstro que sei daquilo tudo que ela disse (respirando e contando até 10 para não estourar, afinal a pessoa só quer ajudar, ninguém estar me chamando de burra, isto é neurose da minha cabeça), as pessoas vem com a clássica frase de livro de auto ajuda: "isto só você pode descobrir", "estar dentro de você", "você tem que achar"... (???? oiiiii pedi seu conselho porque não consigo achar sozinha??? será que não fui clara???? Se era para ouvir respostas inúteis de livros baratos.... prefiro continuar pagando psicologo, ele ao menos sabe o que faz!!!! Ainda aturo a pessoa desprezando minha experiencia de vida!!!!)



ok, vamos sair do ciclo de raiva e parar de brigar sozinha né?


Uma vez, num curso de verão conheci um graduado de psicologia e conversando com ele acabei falando desta situação (constante) na minha vida, ele foi a única pessoa que conseguiu definir da melhor forma o que passo com uma metáfora (parece até as que eu faço para explicar o que me acontece), desde então sempre a utilizo para explicar este episódio:




É como se eu caminhasse por um local e soubesse que nele tem um buraco (o problema)

sempre imaginei este local como um bosque



Eu vejo o buraco (problema), eu sei que é um buraco (um problema) e sei até que irei cair no buraco...


Eu sei até soluções para não entrar no buraco (problemas da vida) como desviar, pular, ir por outro caminho... 



A unica coisa que eu não tenho são as habilidades para tal como uma pessoa: não sei pular um buraco, não sei desviar de um buraco, não sei algum desvio que me leve ao mesmo caminho que estava seguindo e já sou muito perdida na minha vida (por isto consigo aconselhar pessoas em mesma situação que eu e elas se saem até melhor que eu), então fico encarando o buraco  por horas até que escorrego e caio...  (pensando demais no problema empacada até ele tomar uma dimensão maior do que tem e explodir dentro da minha mente)





Aí sempre me vejo no fundo do poço após ter feito uma merda grande, pedindo desculpas, confusa, de como fui parar ali, do porque sempre faço isto comigo mesmo, sempre me sabotando, sempre tendo que ser resgatada por alguém (ironicamente, as vezes pode ser por alguém que eu aconselhei experiências sobre problemas semelhantes porém não consegui colocar em pratica na minha).


E ao sair deste buraco, sei que logo em seguida encontrarei outro e a história se repetirá....


*figuras de alice no país das maravilhas não foi intencional, foram as que melhores descreveram o que estavam na minha mente (pertubadoramente não é a primeira vez que a cito neste blog postado aqui  e aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O presídio

34 exemplos de abuso verbal

esborço de uma relação