Ironias do destino

A vida tem formas bem peculiar de ensinar, chega a ser irônico:

- Odiar as futilidades do mundo e o que ele impõem a você como o consumismo, celebridades, marketing... e conhecer alguém digna de admiração na sua vida que vive deste mundo como sua profissão.

- Descobrir que esta pessoa, mesmo trabalhando em um mundo de realidade fútil, tem mais conteúdo do que muita gente que você esperaria que tivesse por não viver nesta realidade.

- Não conseguir dizer um "eu te amo" com tanta facilidade para as pessoas, mas com a pessoa que você consegue expor isto tão facilmente, sem má interpretações, é a única pessoa que é preciso evitar dizer.

- Uma frase tão bonita como "eu te amo" que signifca união, compreensão... poder causar intrigas e desentendimentos por um breve momento.

- Passar a vida inteira negando e evitando uma profissão para simplesmente descobrir que, talvez quem saiba, tenha aptidão para o que tanto foge.

- Ter medo de se expor demais e colocar seus pensamentos e reflexões sobre a vida no local mais exposto do mundo: em uma página de internet

- Criticar severamente pessoas grudentas, sufocantes em atitudes desesperadas e então cair na sua própria crítica e ter a mesma atitude

...

Enfim, por odiar hipocrisia minha filosofia de vida era: você tem o direito de criticar o que quiser, da forma que quiser desde que não cometa o mesmo erro. Mas não é de hoje que a vida tenta me mostrar que, definitivamente, a gente paga pela língua, no final a gente sempre cai na armadilha pronta que ferimos tantas pessoas pela nossas críticas quase que destrutivas. 
Acho que interpretei errado estes anos todos, na verdade não devemos fugir das contradições, dos paradigmas. Eles existem para nos dar parâmetros dos extremos. Ora, o que seria do amor sem o ódio? Da verdade sem a mentira? Como existir o bem sem o mal? Como saber o certo sem conhecer o errado? O yin-yang

Como se encontrar sem nunca se perder?

Acho que aprendi mais uma lição importante na vida:
Você não precisa ser tão crítico com as pessoas, com as coisas e consigo mesmo. As pessoas erram por serem imperfeitas (e o que seria da perfeição sem o imperfeito?). Precisamos ser tolerantes pois não somos isentos de cometermos erros, principalmente daqueles que julgamos e criticamos os piores (e as vezes agimos mais intensamente do que a crítica que fizemos!!!!)

Só espero conseguir colocar em prática, teorizar é tão fácil...

"Well life has a funny way of sneaking up on you
When you think everything's okay and everything's going right
And life has a funny way of helping you out when
You think everything's gone wrong and everthing blows up
In your face
...
Well life has a funny way of sneaking up on you
And life has a funny, funny way of helping you out
Helping you out"
Ironic - Alanis Morissette


escrito dia 29/12/10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

leve desabafo

Shiu!

esborço de uma relação