Se maomé não vai a montanha...

Lendo o projeto do Aldo Rebelo para o código florestal, de cara me chama atenção a dedicatória isolada em uma página em branco: Dedicado aos agricultores brasileiros” me incomoda que um projeto de lei de mais de 200 páginas foi focalizada em um determinado grupo brasileiro que, de forma alguma, representa o interesse de toda nação. Enquanto que outros grupos, como os ambientalistas, ganharam apenas um poema muito tocante e um suposto “reconhecimento” pela sua importância na sociedade. Aldo diz ter ouvido vários pesquisadores de várias universidades, ong’s, orgãos governamentais... para se fazer o relatório, mas me questiono que tipo de especialista ele ouviu? Provavelmente não representa os interesses de outros grupos brasileiros que se importa com o assunto.

Admiro-me a coragem que este deputado tem de criticar moralmente os ambientalistas, a legislação ambiental e citar como sendo o defensor da natureza, sem que tenha o mínimo de conhecimento sobre o assunto, querendo ensinar edução ambiental sem ao menos saber o significado destas palavras. Acusando a legislação de ser falha e desfavorecer os pequenos agricultores dizendo que para estes faltam investimentos em equipamentos e tecnologia, dando assim uma solução simples, a resposta para o problema que não está no código florestal. 

Então,  se os ruralistas não colaboram com a lei, a lei que colabore com eles. Assim ninguém infringe a lei, correto? Esta é a incrível solução do Aldo Rebelo, do partido COMUNISTA do Brasil que está defendendo o lado mais capitalista do país com a cara de pau de afirmar que tudo isto é pensando na desigualdade social e na sobrevivência dos pobres agricultores, para que estes tenham capacidade de competir com países de fora. Mas, parafraseando o Sergio Leitão do greenpeace: “a falta de utopia neste relatório é o que mais entristece uma vez que isto não é atitude de um comunista ou de um ambientalistas, uma vez que viemos ao mundo para modificar a realidade e não para nos adaptarmos a ela”.

Ao final, a comparação deveria ser: se a Lei não colabora com os ruralistas, que os ruralistas colaborem com a Lei.


escrito dia 26/05/11


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

leve desabafo

Shiu!

esborço de uma relação