Paixão...
...Um sentimento muito perigoso! Se possível não recomendaria a ninguém! Um instinto primitivo que nosso cérebro não deveria mais utilizar, diria até que pode chegar a ser autodestrutivo! Vou explicar porque:
Cientificamente, a paixão libera dopamina, endorfina, feniletilamina... alem de diminuir a liberação de seratonina (entre outros mecanismos).
A dopamina é um neurotransmissor estimulante do sistema nervoso, que dá a sensação de alegria , felicidade, motivação, prazer... A endorfina, também um neurotransmissor, dá a sensação de bem-estar, prazer, euforia, satisfação, auto-recompensa... A feniletilamina eleva o humor, o afeto, e está relacionado ao estimulo de idéias, concentração... A diminuição de seratonina desencadeia comportamentos compulsivos e de fixação.
Traduzindo, a paixão libera substâncias (não uma, mas várias atuando ao mesmo tempo!) responsáveis por vícios – usando as mesmas vias cerebrais de quando alguém utiliza... cocaína, heroína, anfetamina e qualquer outro tipo de droga ou comportamentos viciantes como: comer excessivamente, chocólatra, café, jogos, sexo, exercício físico... - tendo até sintomas de abstinência para conseguir esquecer uma paixão!!! Alem de alterar o comportamento da pessoa se comparado a doenças psicológicas como TOC (transtorno obsessivo compulsivo).
OU SEJA, ALÉM DE VICIADA A PESSOA FICA LOUCA!
Como nunca gostei de vícios (está certo, tirando os estudos – é, aprender também vicia! Prova viva sou eu perdendo tempo pesquisando cientificamente como a paixão funciona!), talvez seja por isto que nunca gostei desta história de me apaixonar, desde a adolescência, odiava ficar toda boba-alegre e me pegar pensando na "bendita" pessoa como se eu não tivesse mais nada de importante para se fazer da minha vida!!! Desconcentrava-me totalmente de coisas super essenciais (pois a concentração e o estimulo de idéias estão voltada para um único alvo!!! Boa feniletilamina!) o que me deixava extremamente irritada: "Ora, onde já se viu? Perde meu precioso tempo pensando em alguém que nem é tão importante assim? Tanta coisa para fazer! Tanta coisa para resolver! Tanta gente para pensar!"
Você saiba que, quando apaixonado, utiliza-se até 75% do dia só pensando na pessoa em questão?! Que merda isto, não? Ou melhor: que droga!!!
A paixão é uma droga!!!!
...Por isto eu prefiro o amor!!!
escrito dia 31/01/11
Comentários
Postar um comentário